Cellatschool PLUS App

Cellatschool PLUS App: promovendo a aprendizagem de língua inglesa

1O aplicativo CellAtSchool PLUS é um aplicativo envolvente e híbrido, que foi criado por esta pesquisadora e o designer de informática para ajudar a resolver problemas no ensino de inglês como língua estrangeira, dentro e fora da sala de aula. A finalidade desse aplicativo é promover uma experiência linguístico-pedagógica no ensino e aprendizagem de língua inglesa que atenda às necessidades particulares dos alunos de escolas públicas brasileiras. Esse projeto está sendo desenvolvido no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí – Campus Teresina Zona Sul, Brasil.

Cellatschool PLUS é um aplicativo APK que oferece vários recursos e ferramentas com um grande potencial para aumentar a aprendizagem informal ao longo da vida e incentivar a motivação e hábitos de aprendizagem. Ele pode ser adquirido pelos usuários através do download  AQUI ( figura 1).

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Este aplicativo oferece muitas opções em relação adaptabilidade e personalização. Ele permite que os aluno acessem mais rápido e facilmente materiais de aprendizagem de línguas e se comuniquem com as pessoas a qualquer hora, de qualquer lugar. Os serviços deste app estão categorizados em dois eixos fundamentais: a prática e a teoria. Segundo o dicionário Webster, teoria é um ramo da arte ou da ciência que consiste no conhecimento e métodos, e a prática é a aplicação desse conhecimento e métodos ao mundo real. E com base neste princípio, a pesquisadora criou o espaço teacher action para compartilhar as teorias linguísticas aplicadas no espaço English in action. Assim, os professores podem reconhecer a importância da compreensão prática sob a luz da teoria para ser capaz de implementar com sucesso a teoria em prática, e refletir criticamente sobre sua práxis e as implicações das suas intervenções em sala de aula.

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Desse modo, o pesquisador cria seus designs de atividades, disponibiliza-os na página do aplicativo e os alunos ou professores, com suas tecnologias, têm fácil acesso aos materiais da disciplina tais como palestras, vídeos, quizzes, podcasts e outras informações online. Na figura 2, são exibidas as telas do English in action e Teacher in action.

Os discentes se conectam ao aplicativo por login (figura 3), completam as atividades e recebem as correcções em seus e-mails pessoais. São criadas seis categorias de atividades linguísticas para este aplicativo, ou seja, cartoon, critical skill, fairytale, grammar, quizzes, e vídeos. Todas essas categorias têm como objetivo incentivar oportunidades para ambientes personalizados e centrados no aluno com acesso flexível a materiais de aprendizagem que dão enfase à importância da comunicação multimodal (combinação de texto, imagem e som).

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A figura 4 mostra o sistema de gerenciamento, sugestões de usuários e alunos para compartilhar, votar e discutir feedback online em tempo real. Através do feedback, da avaliação do aplicativo, podemos saber o que está e o que não está funcionando, fornecer novas ideias sobre maneiras de melhorar o aplicativo e dar uma visão sobre as necessidades dos usuários. O feedback submetido a este aplicativo é enviado para a pesquisadora responsável por ele.

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Há um serviço que integra um sistema de quiz interativo sobre qualquer conteúdo que a turma esteja trabalhando, permitindo aos alunos testar e partilhar o seu conhecimento geral. E o resultado do progresso da atividade é registrado no final dos quizzes, permitindo que os alunos vejam a quantidade de acertos e erros. Também o professor pode monitorar o progresso dos alunos internamente dentro do aplicativo. A figura 5 mostra atividades com quizzes e registro das notas.

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A figura 6 apresenta o Backchannel. Com essa tecnologia o professor pode ter chat em tempo real em sala de aula. Este tipo de serviço é projetado para discussões educacionais. Ele fornece todas as ferramentas que um educador pode precisar para facilitar as discussões on-line. Para o professor, ele pode aumentar a participação nas discussões em sala de aula e serve também para avaliar informalmente o conhecimento dos seus alunos.

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Ele fornece também pronúncia, palavras ou outros conhecimentos linguísticos, bem como gramática e outras práticas de habilidades integradas como ler, ouvir, falar e escrever. Além disso, fornece ainda arquivos de áudio, textos com vídeos e atividades de letramento visual através de  videoclipes. Qualquer pessoa pode instalar este aplicativo (apk) em sua tecnologia Android. Além de compartilhar todos os designs acima, ele reaproveita sete tecnologias com potencial para:

1) Traduzir simultaneamente inglês-português e português-inglês com pronúncia de voz.

Através de um software de reconhecimento de voz, há três serviços neste aplicativo aplicativo: translator, speak right e spell & pronuncie. Todos eles podem detectar se a pronúncia está correta, fornecem automaticamente uma gravação para cada nova palavra ou enunciado – o que pode ser muito útil para os usuários com fundamentais problemas de pronúncia. Esta habilidade é um dos maiores desafios para o estudante de língua estrangeira, pois as atividades de pronúncia são muitas vezes comprometidas devido a restrições de tempo em sala de aula. Essas potencialidades tecnológicas fornecem ambientes privados e permitem ilimitadas tentativas até que os alunos se sintam confiantes.

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2) Compartilhar mensagens para as redes sociais.

 Share your messages é um tipo de serviço colaborativo que promove, facilita e melhora a aprendizagem através da interacção social e colaborativa entre alunos. Os dispositivos móveis permitem que os alunos não apenas compartilhem dados e mensagens entre dispositivos, mas também possam se comunicar através de uma rede de dados compartilhados. A natureza do digital facilita a participação dos alunos em tecnologia colaborativa e individualizada, permitindo rápido desenvolvimento das habilidades linguísticas.

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3) Localizar pessoas e objetos com a tecnologia GPS (Global Positioning Systems).

A alta precisão do GPS faz com que seja uma técnica impressionante para qualquer aplicação imaginável que requer a determinação de posicionamento, tempo ou direção de movimento (de navegação) em qualquer lugar na terra em todas as condições meteorológicas. Apesar do GPS ser uma técnica relativamente nova, os professores podem criar e desenvolver uma infinidade de aplicações em sala de aula. O uso dessas ferramentas e atividades dá aos docentes oportunidades para de incentivar os alunos em várias áreas do conhecimento.

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4) Marcar chamadas dos telefones com avisos de ocupado quando o aluno estiver em sala de aula.

 A nova tecnologia entra na sala de aula diariamente. Embora a tecnologia promova a introdução de estratégias de ensino inovadoras, bem como a capacidade do aluno para estender o aprendizado além da sala de aula e dos livros didáticos, percebemos a forte a influência desta tecnologia sobre a turma e a preocupação dos professores. O mau uso da tecnologia móvel durante o horário de aula representa falta de concentração pelos alunos. Este aplicativo pode ajudar o professor neste contexto.

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5) Ler códigos QR e de barra

Todas as pessoas conhecem os códigos QR em folhetos, cartazes, brochuras de metrô e até mesmo nas caixas de cereais. Quick response (QR) codes são fáceis de criar e têm muitos usos na sala de aula. Com a publicação de um código QR, o professor pode levar os alunos à informação apenas usando a câmera do dispositivo móvel. Há muitos aplicativos de código QR gratuitos para download nas lojas Android e os produtos da Apple. Códigos QR podem enviar um link, número de celulares, email, SMS, marcador, texto entre outros. O diferencial é que o aplicativo barcode scanner do cellatschool PLUS pode ler os códigos QR e de barra.

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6) Aumentar a acessibilidade para os alunos com necessidades especiais.

 Técnicas e métodos para a educação alternativa são necessários, por exemplo, quando os alunos com perda auditiva têm de ser educados em uma turma de alunos auditivos. O serviço do aplicativo ear with your eyes pode ajudar o professor em sala de aula. É preciso parear os celulares do professor e do aluno para o bluetooth funcionar. Depois o professor clica no microfone, fala e o texto falado se transforma em texto escrito. O aluno recebe o texto que pode responder escrito e enviar por bluetooth também.

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7) Escrever notas.

O bloco de notas possui uma interface muito simples que pode ser usado como um serviço de lembrete ou lista de notas. Os alunos podem usá-los para tomar notas em seus dispositivos móveis.

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Agradecimento

Agradeço ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), ao Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) pelo apoio recebido durante curso de formação profissional de Professores Para o Futuro II na Universidade de Ciências Aplicadas, Escola de Formação de Professores na Finlândia (HAMK PTEU).

ifpi

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